Point Náutico
Habilitações

A Carteira de Habilitação de Amador

É a habilitação certificada pelo Representante da autoridade marítima para Segurança do Tráfego Aquaviário (DPC) para operar embarcações de esporte e/ou recreio, em caráter não profissional. Abaixo todas as Informações Necessárias para obter sua HABILITAÇÃO.

Arrais Amador

É todo aquele apto para conduzir embarcações nos limites da navegação interior, exceto moto aquática. O exame de Arrais-Amador constará de uma única prova escrita com a duração máxima de duas (2) horas, sendo esta prova constituída de 40 quesitos do tipo múltipla escolha. Será considerado aprovado o candidato que alcançar o candidato que alcançar um percentual mínimo de acerto igual a 50% (cinquenta por cento). ATESTADO DE TREINAMENTO DE ARRAIS AMADOR O Atestado de Embarque é um documento obrigatório para a inscrição do candidato que deseja realizar exame na categoria de Arrais-Amador. Este documento destina-se a comprovar que o candidato realizou treinamento por um período de seis horas em embarcações de Esporte e/ou Recreio, exceto moto aquática.

Apostila Mestre Amador

Apostila com o curso completo, destinado a quem já possui o título de Arrais Amador, habilita o Aprovado a navegar em toda a Costa Brasileira e países vizinhos, sempre tendo a Costa a Vista, aproximadamente 12 a 15 milhas de terra. Nesta Apostila é apresentada uma Revisão das matérias de Arrais Amador. Acompanha uma carta náutica(xerox) para resolução do exercício/problema, uma carta náutica (xexox) comentada e uma carta náutica (xerox) para treinamento, iguais a utilizada no exame da Marinha, além dos Quadros do Ripeam.

Mestre Amador

É todo aquele apto para conduzir embarcações entre portos nacionais e estrangeiros nos limites da navegação costeira, exceto moto aquática. O exame de Mestre-Amador constará de uma única prova escrita com a duração máxima de duas (2) horas, sendo esta prova constituída de 40 quesitos do tipo múltipla escolha, contendo pesos diferentes. Será considerado aprovado o candidato que alcançar um percentual mínimo de acerto igual a 50% (cinquenta por cento). O valor de cada questão está discriminado no caderno de prova.

Motonauta

TÉ todo aquele apto para conduzir moto aquática nos limites da navegação interior. O exame para essa categoria será constituído de uma prova escrita que consistirá de um questionário com 20 perguntas do tipo múltipla escolha, e terá a duração máxima de 1 hora e 30 minutos. Será aprovado o candidato que alcançar um percentual mínimo de acerto igual a 50% (cinquenta por cento). Atestado de Treinamento de Motonauta A Declaração de Frequência é um documento obrigatório para a inscrição do candidato que deseja realizar exame na categoria de Motonauta ou agregá-la as demais categorias de Amadores Este documento destina-se a comprovar que o candidato realizou aula prática por um período de três horas em embarcações do tipo moto aquática.

Atestado de Treinamento

Estes documentos somente poderão ser obtidos por intermédio de Estabelecimento de Treinamento Náutico cadastrados nas Capitanias, Delegacias e Agências.


Geraldo Ormerod, Capitão Amador

Capitão Amador, Perito Aferidor de Bússola e Instrutor Náutico.
Tem no seu currículo a edição de apostilas e exames simulados para habilitação para Motonauta, Arrais Amador e Mestre Amador.
Na área de Aperfeiçoamento Marítimo editou Apostilas de GPS, Cartas Náuticas Digitais, Meteorologia para Navegantes, ABC da Vela, Credenciado pela CPPR - Capitania dos Portos do Paraná para ministrar treinamento prático de Motonauta e Arrais Amador, emitindo...


Veleiro Vadyo

Em abril de 2002, o casal carioca Geraldo Ormerod, de 57 anos, e Valéria Bueno, de 52, despediu-se dos filhos para iniciar um passeio de veleiro. O roteiro: África, Europa, América do Norte e Caribe. O tempo da viagem: seis anos. O Veleiro Vadyo, Valéria e eu, Geraldo Ormerod, soltamos as amarras, levantando âncora e partindo...



Tags

Mar Habilitação Mestre Arrais MotonautaCapitão Navegação Ensino Apostilas Cartas Náuticas Família Veleiro Vadyo